O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos Karlos Cabral (PSB), realizou no último sábado, 11, uma Sessão Solene em Homenagem aos Servidores Públicos e aos Servidores do Ministério Público do Estado de Goiás, no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Na solenidade que celebrou o Dia do Servidor Público (28 de outubro) e o Dia do Servidor do Ministério Público de Goiás (5 de novembro), foram entregues Certificados do Mérito Legislativo aos servidores e servidoras pelos relevantes serviços prestados no serviço público.
O parlamentar que é servidor público de carreira do Poder Judiciário goiano, destacou a honra em ser o autor e presidente desta sessão. “Em 2007, quando iniciei minha carreira no serviço público na função de Oficial de Justiça, enfrentei desafios e aprendi lições valiosas. Nesta caminhada, fui moldado não apenas pelos meus próprios esforços, mas também pela generosidade e sabedoria daqueles que estiveram ao meu lado. Cada homenageado e homenageada representaram nesta solenidade os mais diversos servidores públicos em Goiás”, afirmou Cabral.
Durante a sessão, o poeta Antônio Fernandes de Oliveira recitou poesia em homenagem aos servidores públicos. “Esta homenagem é uma eloquência de vantagens que para todos traz muitas alegrias, pois nós servidores públicos essa honra ao mérito só vem nos proporcionar o prazer de melhor servir. Porque todos aqui trabalham como uma essência permanente, pois somos como a brisa do vento ou pureza do pensamento oxigenado no pulmão”, recitou o poeta. Também teve uma apresentação cultural da música “Jesus Alegria dos Homens”, feita pelo violonista Jean Oliveira.
Representando os homenageados do Ministério Público de Goiás, a diretoria administrativa e de finanças do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Goiás (Sindsemp/GO), Eunice Oliveira, abordou a importância de reconhecer o papel dos servidores na garantia do bom funcionamento do órgão. “Hoje é mais que especial, porque o momento não é comum. Quando se fala em MP, a primeira imagem que vem é de promotores, mas, hoje, a Casa de Leis dá palanque às vozes que não costumam ser colocadas em evidência. Nós, os servidores da área-meio, somos o primeiro contato da sociedade com o MP. Nós somos profissionais empáticos e dedicados e, hoje, parabenizo pelo zelo com a instituição e com a sociedade em geral”, afirmou.
Já representando os servidores públicos, o oficial de justiça avaliador judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Amélio Alves, destacou a importância da categoria. “Somos agentes de transformação da sociedade e nos reconhecer é valorizar a importância do serviço público para a sociedade.”
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Goiás (Sindpúblico), Nylo Sérgio Nogueira Junior, falou sobre a contribuição dos servidores na vida da população goiana. “No mês de outubro, comemoramos o Dia do Servidor, mas ele não é o único dia de comemoração, todos são. Estamos entregando serviço de qualidade para a população em todas as áreas dos 246 municípios goianos”, disse.
Em seguida, a vice-presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (Sindojus/GO), Carolina Rosa dos Santos, reconheceu o valor do trabalho realizado pelos servidores. “O funcionalismo público atua na construção de uma sociedade justa, igualitária e eficiente”, afirmou
Já o diretor presidente do Sindsemp/GO, Gilclésio Campos, defendeu que os servidores públicos são o elo entre a população e o poder público, tornando as instituições acessíveis a todos. Ele também ressaltou a atuação do deputado Karlos Cabral em defesa da categoria. “É um trabalho árduo, muitas vezes invisível e pouco valorizado”, finalizou.
Na sequência, a solenidade procedeu ao início da entrega dos Certificados do Mérito Legislativo.
Um deputado em defesa dos servidores públicos em Goiás
Karlos Cabral destacou que durante seus quatro mandatos de deputado estadual tem feito uma defesa intransigente dos servidores públicos e trabalhado para promover a valorização e o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela categoria no Estado e nos municípios. “Com muita honra, compromisso e responsabilidade, hoje sou o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos aqui no Legislativo, e por meio desta frente temos lutado em busca de melhorias por meio de diversas ações, entre elas, audiências públicas, diálogos com sindicatos e entidades representativas e elaboração de projetos que atendam as pautas dos servidores”, afirmou o parlamentar.
O deputado reforçou ainda algumas de suas lutas no Parlamento. Entre elas, pela realização de concursos públicos nas áreas de educação, saúde e segurança pública; retomada do pagamento do quinquênio aos servidores públicos e da titularidade aos servidores da educação; ampliação da licença paternidade aos pais servidores públicos e a;
retirada da cobrança da alíquota previdenciária de 14,25% na renda dos aposentados e pensionistas que recebam até o teto do INSS.
Além disso, Karlos Cabral é autor de vários projetos de lei que beneficiam diretamente os servidores públicos de Goiás. Por exemplo, o projeto que busca garantir a inclusão de pais e irmãos solteiros de servidores públicos como dependentes do plano de usuários do IPASGO, que é uma luta que há muito tempo discuto nesta Casa; projeto de lei que visa garantir aos empregados públicos que fazem parte de empresas públicas como, Celg GT, Metrobus, Iquego, Goiás Gás e Goiás Telecom, tenham aproveitamento garantido no Estado caso essas empresas sejam privatizadas; projeto que visa instituir a Política Estadual de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT) dos servidores públicos do Estado de Goiás e o; projeto de lei para instituir piso salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras no Estado de Goiás.
Cabral ainda reforçou que se manifestou contra a perda de direitos dos servidores em vários momentos na Assembleia, entre eles, quando ocorreu a discussão da Reforma da Previdência e a alteração do Estatuto do Magistério em Goiás, os quais o deputado foi contrário em todos os anos. Assim como, anualmente apresenta na lei orçamentária emenda para garantir o pagamento da data-base a todos os servidores do Estado de Goiás.
“Olhando para o futuro dos serviços públicos em Goiás e no Brasil, vejo desafios, mas também vejo oportunidades para transformação e progresso. Acredito firmemente que, com dedicação, inovação e colaboração, podemos superar qualquer obstáculo que possa surgir. É fundamental continuarmos defendendo valores como transparência, integridade e eficiência na administração pública nos 4 cantos de Goiás e do nosso país”, afirmou o parlamentar.