O Dia do Associativismo no Estado de Goiás já tem data oficial: 29 de outubro. A Assembleia Legislativa (Alego) aprovou e o governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou o projeto de lei do deputado Karlos Cabral (PSB) que institui a data comemorativa no calendário oficial do Estado.
O associativismo é a reunião de organizações, empresas ou grupos de pessoas conectadas por aspectos socioeconômicos, constituído pela união de forças e compartilhamento de experiências, em busca de soluções para os problemas daquele grupo.
“Precisamos prestigiar o associativismo e a sua relevância socioeconômica para o nosso Estado, pois gera emprego e renda e contribui para soluções inovadoras aos problemas enfrentados atualmente pelo mercado. Elevar o padrão de qualidade e minimiza custos, além de possibilitar a oferta de novos produtos e serviços aos consumidores”, afirma o deputado.
Karlos Cabral frisa ainda que o associativismo só tende a crescer em Goiás. Conforme relatórios do Global Entrepreneurship Monitor, pequenas empresas produzem cerca de 25% da riqueza e empregam 50% de todos os trabalhadores brasileiros.
“Cada vez mais as pequenas empresas enfrentam desafios maiores. O associativismo é uma forma de tira-las do anonimato e colocá-las como protagonistas, de modo coletivo, para enfrentarem estes desafios, compartilharem experiências, gerarem soluções, negócios e oportunidades de crescimento”, enfatiza.